terça-feira, 16 de julho de 2013

Bastidores de um Evento de Adoção - Parte 2

A semana após um Evento de Adoção é tão estressante quanto o próprio evento.

Primeiramente por termos que devolver aos Quintais os cães que não foram adotados. Você já pensou sobre isso?

O cão é retirado do Quintal onde mora com muitos outros cães e ganha mimos e atenção só para ele por um dia inteiro. Passeia, come petiscos, tem um monte gente fazendo gracinhas para ele e pegando no colo toda hora. No fim do dia ele não foi adotado e volta para o lugar de onde veio. Não é triste?

Mas há algo pior: É quando um cão que foi adotado é devolvido. Depois de passar pelo ambiente festivo e alegre do evento de adoção, ele acha que conseguiu um lar só para ele. Vai para uma casa, ganha comida boa, cama quente, uma família e, de repente essas pessoas mudam de ideia e mandam o cão de volta para o Quintal. É de partir o coração.

Infelizmente isso acontece com muito mais freqüência do que você imagina e pelos motivos mais absurdos possíveis.

No nosso Evento de Adoção de sábado, uma das filhotinhas adotadas foi devolvida. Motivo: “Ela chora!”

Isso demonstra, além da insensibilidade das pessoas, uma falta de noção sobre o que é adotar um cachorro.

Cachorros precisam de um tempo de adaptação. Tudo para eles é estranho, portanto o adotante, que é o ser humano da relação, precisa ter paciência e ir conquistando o animal.

Esperar que uma filhotinha de dois meses não chore nos primeiros dias é no mínimo irracional.

Cachorro dá trabalho. Faz sujeira, destrói coisas, precisa de comida e água limpa, precisa de um casinha para se abrigar. Se você não tem disposição, paciência e condição de proporcionar o mínimo a esse animal não adote! Aliás, nunca adote por impulso!

Adoção é assunto sério e tem que ser um ato pensado e discutido com toda a família. Muitas vezes a questão da adoção abrange até pessoas de fora, como o dono da casa que você alugou, o vizinho que compartilha o mesmo quintal, o síndico do prédio onde você mora, ou a empregada que fica com o animal o dia todo...

A adoção tem que ser discutida com as pessoas envolvidas para ser um ato responsável, caso contrário você está prejudicando um animal e criando um trauma para todos envolvidos, inclusive para essa criatura indefesa que se sentirá rejeitada e abandonada novamente.

O Adote essa Ideia quer incentivar adoções, mas que sejam atos responsáveis que tragam alegrias para todos: Cães e Adotantes.

Adote também você essa Ideia.

Diga NÃO à posse irresponsável de animais e aos maus tratos.

Essa é a Canjica, dois meses, castrada e vacinada.
Adotada e devolvida.

Um comentário:

  1. De partir o coração o comentário sobre devolução de cães adotados! :(
    Cachorro não é brinquedo! Olha só a carinha da Canjica!... Bom, ainda bem que a devolveram, melhor que maltratá-la...

    ResponderExcluir

Comente!