quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Vitórias e Desafios

Desde o lançamento da nossa Campanha "Adote essa Ideia", 18 peludos foram adotados em nossos Quintais.

Teríamos muito a comemorar se não fosse a alarmante situação de abandono atual. Enquanto levamos semanas de trabalho para conseguir uma única adoção, filhotes são abandonados em caixas por todos os lados, idosos, mãezinhas prestes a dar a luz, cães doentes, vira-latas ou cães de raça. Não há limites para o abandono.

Todos os dias pessoas entram em contato conosco pedindo ajuda para algum cão abandonado. O Projeto Cão sem Fome não faz resgates, mas se fizesse, teríamos pelo menos, 100 cães a mais todos os meses.

Não há ONG, Abrigo, Protetor ou CCZ que dê conta de tantos tutores irresponsáveis e de tanto abandono.

Muitas pessoas se revoltam contra as ONGS que não acolhem os animais de rua, mas essa revolta deveria ser dirigida à própria população. Faça um balanço do que acontece ao seu redor: Seus animais são vacinados e castrados? Todos seus parentes e amigos tem animais castrados? Todos seus vizinhos são donos responsáveis e cuidam bem dos seus animais? Essas pessoas do seu convívio adotam animais de ONGS ou compram em Pet Shops? Tem um cão comunitário na sua empresa ou na sua rua? Seus colegas de trabalho tem animais castrados e microchipados? Quantas pessoas que você conhece ajudam animais de rua?

Se você olhar de forma mais crítica para a realidade à sua volta, verá de onde surgem o abandono, os maus tratos, a falta de consciência e a posse irresponsável.

Mas, se você encontra um animal na rua, sua primeira atitude é ligar para alguma ONG resgatá-lo... Se fizer isso você vai descobrir que ninguém poderá ajudá-lo. Todas as ONGS estão superlotadas e Abrigos tradicionais ameaçam fechar as portas. Você já visitou algum desses lugares?

A proteção animal não precisa de mais ONGS e sim de mais cidadãos conscientes. Se cada um fizesse a sua parte, sobraria muito pouco para as ONGS fazerem.

Se você encontrar um cão abandonado, arregace as mangas e faça o que tem de ser feito. Se isso te tocou de alguma forma, essa é a oportunidade de adotar uma postura cidadã. Se a atitude dos amigos e familiares não contribuem para o bem dos animais, conscientize e busque interagir de forma pró ativa para mudar essa situação. Se os seus vizinhos maltratam algum animal, denuncie. Se alguém quer um animal, incentive a adoção e não a compra de um cão de raça, muitas vezes originário de uma fábrica de fundo de Quintal. Não financie os maus tratos e a exploração de fêmeas indefesas.

Diminuindo o abandono, melhoramos a qualidade de vida de todos.

Por isso nosso apelo: Castração e Posse responsável são as soluções. Faça a sua parte!

Sempre castre seu animal!

Não compre! Adote um animal carente!

Denuncie maus tratos.

Adote essa Ideia!


 
OBS: Todos esses cães foram salvos por protetores do Projeto Cão sem Fome

Um comentário:

Comente!