quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Isso é defeito?


O preconceito ainda está presente em nossa sociedade e ele se estende também aos animais.
Claro que existem preferências, alguns gostam de cães, outros preferem gatos, peixes, aves... Porém, algumas simples características acabam sendo vistas como defeitos, que condenam centenas de animais ao esquecimento.
Listamos aqui as formas mais comuns de preconceito contra cães e gatos:

Cor preta
Você sabia que animais da cor preta é a maioria nos abrigos? Muitas pessoas não adotam por superstição e por acreditarem que bicho preto dá azar. Alguns associam a cor preta aos rituais de magia negra e acham que esses animais podem ser amaldiçoados. Animais pretos nas ruas também são mortos ou agredidos em taxas muito maiores que peludinhos de outras cores.

Cães deficientes
Um cão deficiente precisa de cuidados diferentes e só. Se o cão perde a audição, ele aprimora os outros sentidos. Basta você mudar pequenos hábitos como gritar o seu nome, por exemplo, e sempre se comunicar com gestos dentro do seu campo de visão.
As pessoas desconhecem os aparelhos disponíveis, que podem tornar a vida de cães deficientes muito melhor. Animais com problemas de coluna, nas patas, ou vítimas de paralisia (às vezes seqüelas de cinomose) podem utilizar cadeirinhas de roda, que lhe permitem ter uma boa mobilidade. 
Cães cegos podem usar aparelhos que permitem que se movam com maior facilidade no ambiente.



Adultos ou Idosos
Cães com mais de um ano já são difíceis de serem adotados e os idosos tem menos chance ainda. Como se não bastasse a discriminação na hora de adotar, cães idosos também tem a maior taxa de abandono. Muitos cães idosos são abandonados quando começam a necessitar de cuidados diferenciados e não são adotados porque as pessoas acham que vão dar mais despesas. Da mesma forma que as pessoas preferem adotar crianças recém nascidas, também acham que um filhote de cão ou gato se adapta melhor á rotina da família do que um adulto. Grande erro: Cães adultos são se adaptam com mais facilidade, aprendem mais rápido e já tem características como tamanho e temperamento definidos.


Cães grandes
Como os espaços estão cada vez mais reduzidos as pessoas preferem cães cada vez menores, no entanto deveriam prestar mais atenção no temperamento do que no tamanho. Há cães grandes que são bem mais calmos e controlados do que alguns cães pequenos. Cães médio ou grandes são a maioria nos abrigos. Muitos cães são abandonados porque cresceram demais, ou porque os tutores estão se mudando para uma casa menor ou um apartamento. Nas ruas, cães grandes sofrem mais, porque além de serem mais difíceis de serem recolhidos, muitas pessoas não se aproximam por medo.


Cães de raças consideradas “perigosas”
O preconceito contra algumas raças se torna uma arma mortal para um cão abandonado. Cães como pitbull, rottweiler, pastor alemão, dobermann e outros, sofrem muito nas ruas. Primeiro, porque quase ninguém se aproxima para ajudar com receio de ser mordido, depois, porque são reprimidos com violência, cruelmente agredidos com pauladas, amarrados, torturados, queimados, etc...
O que as pessoas não sabem é que alguns desses cães foram abandonados exatamente por não terem um temperamento condizente com o estereótipo de agressivo. Se são dóceis, e foram comprados com a finalidade de servirem como cães de guarda, são abandonados, porque não prestam para essa função. Já nas ruas, são vistos como cães agressivos e sofrem todo tipo de violência.


SRD  ou Vira-latas
O maior preconceito de todos, com certeza é contra os vira-latas. Enquanto as pessoas pagam alguns milhares de reais por um filhote de raça, milhares de cães lindos passam a vida em abrigos só porque não tem raça definida.
99% dos cães abandonados são vira-latas. 
99% das pessoas interessadas em ter um cão, querem um cão de raça. 
Não tem algo errado nessa conta?

Então, se você quer adotar um amigo, que tal adotar com o coração e deixar seu preconceito de lado?

Permita-se olhar os animais com o coração aberto e quem sabe, um cão ou gato, totalmente fora dos seus padrões pré estabelecidos vai te conquistar?

Adote essa Ideia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!